André Macedo é nomeado secretário da nova Secretaria de Inteligência Artificial
“A criação da secretaria vai impulsionar ainda mais o avanço do Piauí nesse setor”, fala secretário.
O governador Rafael Fonteles nomeou, nesta terça-feira (8), André Macedo, como secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí.
Professor do Departamento de Computação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Macedo atuava como superintendente de Transformação Digital na Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan).
O Piauí é pioneiro ao criar uma pasta específica para o desenvolvimento da inteligência artificial em benefício do Estado. A iniciativa visa incentivar a inovação e empreendedorismo na área de IA, estimulando a criação de startups e projetos para enfrentar desafios locais.
A nova pasta também será responsável por desenvolver ecossistemas de inovação, a política estadual de biossegurança e articular com municípios, sociedade e outros órgãos governamentais.
"Optamos em criar essa secretaria, porque a IA evolui rapidamente e impacta todas as atividades humanas, inclusive a administração pública. A função da secretaria, do secretário e da equipe é garantir o uso correto da IA para o bem da sociedade, melhorando serviços públicos e privados e fomentando a economia digital", destacou Fonteles durante a nomeação.
Segundo o novo secretário, o governador tem investido na área de Inteligência Artificial e a criação da secretaria vai impulsionar ainda mais o avanço do Piauí nesse setor. "O Piauí liderará esse processo de Inteligência Artificial", afirmou André Macedo.