Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Política em pauta

Política em pauta

O blog "Política em Pauta", liderado pelo experiente repórter Guilherme Freire, oferece análises detalhadas e uma abordagem imparcial. Focado em fornecer informações abrangentes sobre o cenário político, o blog aborda decisões cruciais, agendas, polêmicas, assuntos urbanos e leis em discussão.

Polêmica: Lula veta parcialmente PL das saidinhas; Eduardo Cunha voltará em 2026

Governadoras e prefeitas receberão cursos sobre financiamentos externos.


O projeto de lei que acaba com as “saidinhas” de presos em feriados e datas comemorativas foi parcialmente vetado pelo presidente Lula.

O veto manteve as “saidinhas” para visitas a familiares. A ação gerou polêmica entre a oposição, tanto dentro quanto fora da política.

Foto: Agência BrasilLula.
Lula.

“O presidente vetou o trecho aprovado pelo Congresso para manter as saidinhas em datas comemorativas. Consideramos isso um absurdo, pois a população já enfrenta uma constante insegurança pública. Conhecemos as atividades dos presos beneficiados com essas saidinhas quando retornam às ruas”, afirmou o deputado federal Júlio Arcoverde.

Entre os comentários mais frequentes no X/Twitter, estavam afirmações de que o filho de Lula, Luís Cláudio Lula da Silva, acusado de agredir a ex-namorada, Natália Schincariol, poderia usufruir do benefício da saidinha.

Eduardo Cunha de volta?

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, garantiu sua volta às urnas, em 2026.

O político foi um dos arquitetos do impeachment da ex-presidente Dilma e teve o mandato cassado em novembro de 2016, pelo Conselho de Ética da Câmara, por ter ocultado a existência de contas bancárias no exterior.

Foto: Senado Federal.Eduardo Cunha.
Eduardo Cunha.

Após todos os ocorridos, a volta à política e a derrota nas urnas, em 2022, Cunha afirmou ter certeza de que quer voltar às urnas, mas não sabe por qual estado e nem por qual partido.

Governadoras e prefeitas receberão curso sobre financiamentos externos

O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) promoverá um curso de capacitação em financiamentos externos voltado a gestoras de prefeituras e governos estaduais.

O curso, oferecido em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), buscará aumentar a proporção de gestoras nos pedidos de financiamentos a órgãos internacionais.

Foto: Governo do Distrito Federal.Esplanada dos Ministérios.
Esplanada dos Ministérios.

De acordo com o MPO, cerca de 8% do total de pedidos recebidos pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), que analisa as requisições de empréstimos de órgãos internacionais com garantia da União, vêm de governos chefiados por mulheres. Além do ministério e da CAF, participam do curso a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Instituto Alziras.

As inscrições começaram na última quinta-feira (11) e podem ser feitas na página da Enap destinada à capacitação. 50 vagas foram disponibilizadas para governadoras, vice-governadoras, prefeitas, vice-prefeitas e secretárias estaduais ou de município a partir de 90 mil habitantes. O prazo de inscrição vai até 21 de abril.

Até mais!

Comente