Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Coar Notícias

Coar Notícias

Startup nordestina de Debunking e Fact-checking, fundada pela Doutoranda em Comunicação e Jornalista Marta Alencar.

Maior tronco petrificado do Brasil foi encontrado no Piauí?

A imagem viralizou em grupos de WhatsApp no estado.


No dia 31 de maio de 2023, o professor e doutor Juan Cisneros, coordenador do Laboratório de Paleontologia do Centro de Ciências da Natureza (CCN/UFPI), postou em seu twitter uma imagem de si mesmo ao lado do que é dito ser o maior tronco petrificado que se tem conhecimento no Brasil. A imagem viralizou em grupos de WhatsApp no Piauí, onde usuários questionaram a veracidade.

A COAR checou que a imagem é real e essa descoberta já foi noticiada há alguns anos. O tronco em questão tem 280 milhões de anos e já era um fóssil quando o primeiro dinossauro caminhou pela terra. O tronco faz parte de uma floresta petrificada descoberta em Altos, no Piauí em 2016 e está sendo estudada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Foto: Reprodução/ Coar NotíciasProfessor e doutor Juan Cisneros.
Professor e doutor Juan Cisneros.

Como resultado inicial da pesquisa, um artigo foi escrito em 2016 apresentando informações sobre a floresta e os troncos de madeira petrificada que foram descobertos. Na floresta, foram encontrados 70 troncos fossilizados da espécie gimnospermas, árvores do mesmo grupo que os pinheiros e as araucárias. Esses troncos possuem aproximadamente 280 milhões de anos, sendo assim de um período anterior aos dinossauros, e de acordo com Juan, esses fosseis são espécies de árvores aparentemente novas, estudos estão sendo planejados para determinar essa informação.

Repórter Sebasthian Judah*

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsApp, Telegram ou pelo nosso e-mail [email protected] ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Comente