Operação contra golpes bancários prende uma pessoa e cumpre mandados no Piauí
Suspeito foi detido e equipamentos eletrônicos foram apreendidos durante ação.
A Polícia Civil do Piauí prendeu um suspeito e cumpriu três mandados de busca e apreensão durante a Operação "Falsa Central", deflagrada na manhã desta quinta-feira (21). A ação teve como objetivo desarticular uma associação criminosa que aplicava golpes bancários por meio de falsas centrais telefônicas.
No estado, os criminosos entravam em contato com vítimas se passando por representantes de bancos para obter informações sensíveis, como senhas e dados bancários, utilizados em transferências fraudulentas. Além da prisão, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e documentos para análise.
A operação foi coordenada pelo Núcleo de Inteligência de Parnaíba e ocorreu simultaneamente em Goiás, Ceará, Pará e São Paulo, com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em todo o país, foram cumpridos 92 mandados judiciais, incluindo 37 de prisão temporária, e houve o bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao esquema.
Os suspeitos podem responder por estelionato com fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro, crimes cujas penas podem chegar a 21 anos de prisão. A Polícia Civil orienta que a população desconfie de contatos que solicitem informações bancárias ou senhas.