Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Piracema: pesca é proibida até março de 2025 no Piauí

Durante este ciclo, a pesca comercial e esportiva está restrita para proteger o equilíbrio ecológico

Redação

A piracema, período em que diversas espécies de peixes migram para locais específicos para reprodução, já está em vigor no Piauí e vai até o dia 16 de março de 2025. Durante este ciclo, a pesca comercial e esportiva está restrita para proteger o equilíbrio ecológico e garantir a perpetuação das espécies.

Segundo Renato Nogueira, auditor fiscal da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (SEMARH-PI), a pesca é permitida apenas com vara, molinete ou linha de mão e anzol. "É proibido o uso de redes de arrasto e tarrafas, além da pesca a uma distância de 1,5 km de barragens, cachoeiras e corredeiras", afirmou.

Foto: ReproduçãoPiracema: pesca é proibida até março de 2025 no Piauí.
Piracema: pesca é proibida até março de 2025 no Piauí.

A pesca esportiva, na modalidade “pesque e solte”, também pode ocorrer, desde que o pescador tenha a devida licença e utilize iscas sem fisgas.

Para apoiar os pescadores que dependem da atividade para o sustento, o governo oferece auxílio pesqueiro e programas educativos. Desde o dia 18 de novembro, a SEMARH-PI iniciou uma campanha de conscientização, distribuindo panfletos na região do Encontro dos Rios, em Teresina.

Durante o período da piracema, pescadores estão autorizados a capturar até 5 kg de peixe para consumo próprio. As medidas visam equilibrar a preservação dos recursos hídricos com a sustentabilidade das atividades pesqueiras no estado.

Comente