Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Anvisa proíbe suplementos com ora-pro-nóbis, usada para emagrecimento; entenda

Decisão é válida em todo o país; planta pode continuar sendo consumida como alimento.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, em todo o Brasil, a produção, venda e uso de suplementos alimentares com ora-pro-nóbis, planta popularmente usada para ajudar no emagrecimento. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e determina ainda que os produtos sejam retirados do mercado.

Segundo a Anvisa, a planta – cujo nome científico é Pereskia aculeata – não tem autorização para ser usada como ingrediente em suplementos. Isso porque ela ainda não passou por avaliações que comprovem segurança e eficácia nesse tipo de produto.

Foto: Agência BrasilAnvisa
Anvisa

A agência reforça que suplementos são voltados a pessoas saudáveis e não podem prometer tratamento ou prevenção de doenças. Para serem liberados, os ingredientes precisam ter função comprovada como fonte de nutrientes ou compostos de interesse ao corpo humano.

A proibição não afeta o uso da planta na alimentação. O consumo natural da ora-pro-nóbis segue permitido, especialmente em estados como Minas Gerais e Goiás, onde é comum em receitas caseiras. A restrição vale apenas para o uso da planta em suplementos industrializados.

Comente