Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Confira as principais datas do calendário eleitoral de 2024

Em pouco mais de 245 dias, mais de 156 milhões de eleitores se preparam para ir às urnas.


Com a proximidade das Eleições Municipais de 2024, a contagem regressiva se inicia, marcando os próximos 245 dias até o momento crucial em que mais de 150 milhões de eleitoras e eleitores brasileiros comparecerão às urnas. O Brasil se prepara para mais um exercício democrático, enquanto partidos e entidades organizadoras enfrentam um calendário movimentado.

Nesse cenário, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou um calendário repleto de prazos e etapas, incluindo a realização de pesquisas de opinião pública e audiências públicas, fundamentais para a definição de resoluções essenciais ao pleito.

Foto: Reprodução/ Agência BrasilEleições 2024.
Eleições 2024.

Confira o cronograma:

Pesquisa de Opinião (Janeiro): Desde o início de janeiro, pesquisas de opinião sobre intenção de voto para as Eleições Municipais de 2024 devem ser registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Audiências Públicas e Resoluções (Janeiro): Entre 23 e 25 de janeiro, resoluções que disciplinarão as eleições estão em discussão em audiências públicas, sendo posteriormente aprovadas pelo Plenário do TSE.

Janela Partidária (Março a Abril):Vereadores têm entre 7 de março e 5 de abril para mudar de partido sem perder o mandato.

Registro de Estatutos e Filiação Partidária (Abril):Até 6 de abril, partidos devem registrar estatutos no TSE, e candidatos precisam ter filiação deferida pela agremiação.

Alistamento Eleitoral (Até Maio):Até 8 de maio, eleitores podem tirar título, transferir domicílio ou alterar local de votação.

Fechamento do Cadastro Eleitoral (Maio): A partir de 9 de maio, nenhum novo pedido de inscrição eleitoral ou transferência é aceito.

Teste de Confirmação do TPS (Maio): Entre 15 e 17 de maio, ocorre o Teste de Confirmação do Teste Público de Segurança da Urna.

Financiamento Coletivo (Maio):Em 15 de maio, pré-candidatos podem iniciar a campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo.

Convenções Partidárias e Registros de Candidatura (Julho a Agosto):Entre 20 de julho e 5 de agosto, ocorrem as convenções partidárias e os registros de candidatura.

Propaganda Eleitoral (A partir de Agosto):A partir de 16 de agosto, inicia-se a propaganda eleitoral, e em 30 de agosto, começa a propaganda gratuita no rádio e na TV.

Prisão de Eleitores (Setembro a Outubro): A partir de 21 de setembro, candidatos não podem ser presos, e a partir de 1º de outubro, eleitores não podem ser presos, exceto em casos específicos.

Comente