Número de ocorrências diminui 18% após Operação Teresina Segura
Foi observado o decréscimo de 50% em crimes associados à violência doméstica.
Na manhã desta segunda-feira (18), a Polícia Militar divulgou os dados da Operação Teresina Segura. De acordo com o levantamento, as ocorrências diminuiram 18,13%, em relação ao último final de semana. A operação foi realizada nos dias 14, 15 e 16 deste mês.
A operação, que contou com um efetivo de 200 policiais, intensificou o policiamento ostensivo e preventivo em locais de grande fluxo de pessoas, em todas as zonas da cidade.
Como consequência da operação, foram registradas diminuições nos índices de armas de fogo e drogas ilícitas apreendidas, além da redução nos atendimentos a roubo de aparelhos celulares (29,41%) e coisas comuns (colares, brincos, carteiras e etc) e 54,5% para os crimes de furto em geral. Os crimes violentos contra o patrimônio - CVP (roubo a transeunte/ comércio/ residência) apresentaram diminuição de 21,6%, indo de 37 casos, uma semana antes, para 29.
De acordo com o Coronel Lucena, que coordena a operação, a modernização dos sistemas da Polícia Militar é de grande importância para a atuação da corporação.
“O mais importante são as análises dos dados lá na fonte, onde eles foram coletados, pois podemos ver horário, ruas, locais, ver exatamente em que pontos da cidade eles aconteceram. Aí sim, com essas informações mais detalhadas, nós podemos alocar os recursos novamente, no local adequado, o recurso adequado, o horário adequado e a forma adequada de aplicar as forças da Polícia Militar. Essa é a importância de termos uma ferramenta de Business Intelligence, para nos auxiliar na tomada de decisão quanto à aplicação dos recursos e capital humano da Polícia Militar”, explicou o coordenador.
Lucena também afirmou que a ação teve o propósito de prevenir crimes subsequentes. “O trabalho desse fim de semana fez com que nós conseguíssemos evitar uma quantidade de crimes nesses locais estratégicos, além de atender mais rápido às solicitações do cidadão. Conseguimos demonstrar que a presença policial, baseando a estratégia na prevenção, refletiu positivamente no emprego repressivo da força policial”, acrescenta Lucena.
Foram realizadas 17 prisões, uma queda de 32% em relação ao final de semana anterior (25). Quanto aos termos circunstanciados de ocorrência, a queda foi de 43,3% (17), comparado ao período passado (30).
Diminuição na violência doméstica
Os dados indicam um decréscimo de 50% no número de violências domésticas. A estatística é considerada uma das mais difíceis de diminuir no estado.
Na operação, também foram realizadas operações e ações de blitz de trânsito, através do BPRE, BPTRAN e Diretoria de Operações de Trânsito da SSP, patrulhamento aéreo com o BOPAER, dentre as outras modalidades de policiamento.