Câmeras corporais começam a ser testadas por policiais no Piauí
Tecnologia será usada para registrar abordagens e proteger agentes e cidadãos.
A Polícia Militar do Piauí iniciou a fase de testes com câmeras corporais que serão usadas por agentes em serviço. Ao todo, 80 equipamentos serão testados pelos batalhões de policiamento de trânsito e rodoviário. O projeto faz parte de uma ação da Secretaria de Segurança Pública e deve entrar em operação ainda no mês de julho.
Segundo o coronel Jacks Galvão, comandante do Departamento Geral de Operações, as câmeras foram destinadas à PM: 40 para o BPRE e 40 para o BPTRAN. Também foram instaladas bases de recarga e definidos os locais onde os aparelhos serão utilizados. Além disso, dois veículos passam a operar com sistemas de captação de imagem e leitura de placas.

Um segundo projeto, em parceria com o Governo Federal, prevê a entrega de mais 600 câmeras. A proposta já foi aprovada e está em fase de licitação. Os novos equipamentos devem ser usados por equipes de Teresina e Parnaíba a partir do segundo semestre de 2025.
A medida tem como objetivo garantir maior transparência nas abordagens e segurança jurídica tanto para a população quanto para os policiais. A PMPI afirma que o uso das câmeras segue normas legais e ajuda a esclarecer possíveis dúvidas sobre a conduta dos agentes em serviço.