Piauí reduz em 12% o desmatamento ilegal em 2024, mostra levantamento do MapBiomas
Queda representa mais de 11 mil hectares a menos; Cerrado e Mata Atlântica preservadas.
O Piauí registrou uma queda de quase 12,4% no desmatamento ilegal em 2024, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (15) pelo projeto MapBiomas Brasil. O levantamento aponta que foram desmatados cerca de 79 mil hectares no ano passado, contra 90,2 mil hectares em 2023.
A redução é atribuída ao reforço nas ações de fiscalização e controle ambiental realizadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). As ações incluem desde o uso de monitoramento por satélite até operações com equipes em campo para identificar e coibir desmatamentos sem autorização.

A Semarh afirma que a análise dos pedidos de desmate tem sido feita de forma mais rigorosa, seguindo os critérios da legislação ambiental. Há casos em que o uso da área é permitido, como em atividades de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental, segundo a pasta.
O Piauí abriga grandes áreas do Cerrado e da Mata Atlântica, e vem se destacando pela conservação de vegetações nativas em estágio avançado. Dados do MapBiomas reforçam que o estado tem mantido um dos maiores remanescentes preservados da Mata Atlântica em bom estado de conservação.
A expectativa do governo estadual é seguir ampliando as ações de fiscalização, especialmente em regiões mais vulneráveis à expansão da fronteira agrícola.