Metrô de Teresina passa a ser gratuito e registra aumento de 40% nos passageiros
Com bilhete gratuito, número de usuários do metrô dispara na capital piauiense.
O Metrô de Teresina começou a operar com tarifa zero, resultando em um aumento de 40% no número de passageiros no primeiro dia de gratuidade. De acordo com a Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), o fluxo diário subiu de 5 mil para cerca de 7 mil usuários.
A medida foi determinada pelo governador Rafael Fonteles como forma de beneficiar a população de menor renda e facilitar o acesso ao transporte público. O sistema metroviário da capital conta com uma extensão de 13,5 km, conectando a zona sudeste ao centro da cidade.
Para o diretor de Operações da CFLP, Raldir Bastos, o número de usuários deve crescer ainda mais nos próximos dias. “As estações já estão mais movimentadas, e, com o tempo, mais pessoas vão aproveitar a gratuidade”, afirmou.
Teresina é a primeira capital do Brasil a adotar a tarifa zero no sistema metroviário, enquanto outras cidades estão reajustando suas tarifas. Em São Paulo, por exemplo, o valor da passagem no transporte sobre trilhos subiu 5,09%, passando de R$ 4,40 para R$ 4,65 no dia 6 de janeiro.