Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Florada dos ipês com folhas indica chegada do período do "B-R-O Bró" em Teresina

Entenda como a floração dos Ipês revela pistas sobre o clima.


O mês de agosto se destaca pela deslumbrante floração dos Ipês, que embelezam os parques, praças e avenidas da cidade. No entanto, essas árvores também podem nos fornecer informações valiosas sobre as condições climáticas.

O Correio Piauiense conversou com o professor e biólogo Ribamar Rocha para compreender as particularidades dessa planta e o período em que ela se destaca.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio PiauienseFlorada dos ipês em Teresina.
Florada dos ipês em Teresina.

"O fato de florescer exatamente durante o período seco, quando a planta direciona uma grande quantidade de energia para a floração e, ao mesmo tempo, perde todas as suas folhas, a torna vulnerável nessa fase. Ainda assim, é uma maravilha da natureza, pois durante essa estação árida, as flores servem como alimento para os animais", observou o biólogo.

O professor também compartilhou que a floração dos ipês está acontecendo de maneira distinta neste ano.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio PiauienseProfessor e biólogo Ribamar Rocha.
Professor e biólogo Ribamar Rocha.

"Durante este ano, observaremos muitos ipês florescendo de maneira parcial, mantendo parte de suas folhas. Isso é um indício de que o período seco, conhecido como B-R-O Bró, será rigoroso. A planta adota essa estratégia para não se expor completamente enfraquecida, mantendo algumas de suas folhas", esclareceu.

Além disso, o professor ressaltou que os ipês são utilizados na medicina popular, onde são criadas receitas a partir da casca da planta. No entanto, essa prática deve ser evitada, pois pode resultar na morte dessas preciosas árvores.

Comente