Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Doações para o banco de leite materno crescem em 55% no Piauí

As estatísticas apontam que 814 recém-nascidos prematuros foram beneficiados no Piauí.


Dados coletados do Sistema de Gestão de Informações da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, da Fiocruz, apontam um crescimento de 55,6% no volume de leite materno, entre julho e outubro, em relação ao período em 2022.

De acordo com os números coletados, 714 doadoras foram registradas, beneficiando 814 recém nascidos prematuros do estado. A coordenadora do banco da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Vanessa Paz, afirma que os números são animadores, mas a meta ainda não foi atingida.

Foto: Reprodução/ Agência BrasilFrascos de vidro para doação de leite.
Frascos de vidro para doação de leite.

“Comemoramos muito esse resultado pois superamos a meta estabelecida para 2023, no entanto, a intenção é atingir autossuficiência em leite humano de forma que todos os prematuros internados nas Unidades de Alto Risco do Piauí tenham pleno acesso ao leite humano pasteurizado sempre que sua condição clínica exigir”, destacou a coordenadora.

As doações estão abertas para mulheres que estão amamentando, exclusivamente o seu bebê, saudável, e com leite excedente. Os leites doados passam por pasteurização e análise microbiológica, antes do consumo dos recém-nascidos.

Comente