Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Detran pode perder parceria com mais de 100 clínicas médicas

Atualmente, o Detran está exigindo um sistema de geolocalização de IP, das clínicas.


Mais de 100 clínicas, que realizam exames de aptidão física e mental, além de avaliação psicológica, atualmente vinculadas ao Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), podem cessar parceria com o órgão. As clínicas devem tomar uma decisão nesta quarta-feira (18).

O órgão responsável pelo planejamento e controle de tudo o que se refere à documentação dos condutores e seus veículos, atualmente, está exigindo um sistema de geolocalização de IP, das clínicas.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraDepartamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).
Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).

Os representantes das clínicas estão questionando o credenciamento de apenas uma empresa, para o serviço de implantação de geolocalização de IP, a Spin Off Tecnologia LTDA. A empresa credenciada, que tem pouco mais de um ano de criação, estabeleceu vínculo de cinco anos, com multa de quase R$ 60 mil, em caso de quebra do contrato.

Foi solicitada a ampliação do prazo para credenciamento, pelo custo do serviço de geolocalização de IP.

Outro lado

Nessa terça-feira (17), o Detran publicou uma nota na qual afirma que o serviço tecnológico tem como objetivo coibir atendimentos irregulares. Segundo a nota, essa medida representa uma inovação tecnológica que busca, acima de tudo, eliminar a prática de atendimentos irregulares que ocorrem em várias clínicas que prestam serviços para o Detran-PI. O objetivo é melhorar a qualidade da prestação de serviços.

Confira a nota na íntegra:

Após uma série de reuniões ocorridas entre o Detran-PI e as clínicas médicas e psicológicas credenciadas junto ao órgão, e atendendo sugestão dos credenciados que buscavam soluções acerca de denúncias sobre supostas irregularidades no atendimento, a categoria apresentou a implantação do sistema de geolocalização.

No dia 23 de agosto de 2023 na edição nº 162 do Diário Oficial do Estado do Piauí, tornou-se público o regulamento das clínicas que trata acerca da renovação dos credenciamentos. Contudo, desde abril de 2023 os representantes das clínicas discutiam a proposta junto ao Detran.

A sugestão das clínicas médicas e psicológicas está registrada em ata, e foi chancelada durante reunião ocorrida em 12 de julho de 2023, entre o setor de credenciamento do órgão e a comissão dos representantes de clínicas médicas e psicológicas no auditório da Escola Piauiense de Trânsito.

Na ocasião foi sugerido pelos representantes das clínicas para que o Detran indicasse empresas que fornecessem o serviço, proposta que fora prontamente rejeitada pelo órgão. Certa feita, os representantes das clínicas apresentaram uma empresa que supostamente atuaria no ramo, mas durante Prova de Conceito realizada pelo órgão, constatou-se que, se quer, o endereço da mesma era compatível com o apresentado no CNPJ.

O Detran-PI ressalta ainda que não possui qualquer relação com as empresas que buscaram habilitação junto ao órgão para ofertarem os serviços de geolocalização, e que as negociações para assinatura de contratos ocorrem diretamente entre as empresas e as clínicas.

No entanto, a medida que é mais uma inovação tecnológica, busca acima de tudo coibir a prática de atendimentos irregulares ocorrida em diversas clínicas que prestam serviços para este Detran-PI e zerar o desvio de atendimentos, levando mais qualidade na prestação dos serviços.

Comente