Memorial Janaína Bezerra é inaugurado na UFPI
O memorial foi inaugurado com uma cerimônia realizada no Centro de Ciências da Educação.
No final da tarde de quinta-feira (30), foi realizado o evento de inauguração do Memorial Janaína Bezerra, em homenagem à aluna morta no começo do ano. O memorial está localizado no Centro de Ciências da Educação (CCE).
De acordo com a diretora do CCE, Eliana de Sousa Alencar Marques, o memorial busca homenagear a aluna, mas também provocar conscientização.
“Tem como objetivo fortalecer a memória da Janaína, mas principalmente manter viva essa ideia de que não podemos tolerar a violência de gênero É uma oportunidade que os estudantes e alunos têm, de se encontrar nesse espaço, manter viva sua memória, poesia e sua voz”, comentou.
A Coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica, Edna Magalhães, afirmou que a criação do memorial “é uma ação conjunta do Centro Acadêmico, da direção do Centro [de Ciências da Educação], com apoio do GT (Grupo de Trabalho), do Jubra e de várias outras organizações que defendem os direitos das mulheres”.
Controvérsias
No último dia 22, o Centro Acadêmico de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI) publicou uma nota de esclarecimento, onde afirma que a criação do Memorial Janaína Bezerra não teve participação da reitoria da universidade.
Na nota, o centro acadêmico afirmou que nenhuma ajuda foi dada pela reitoria, “nem de forma financeira, nem na execução”.
