Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Mais de 227 mil famílias piauienses começam a receber Auxílio Gás

Benefício é pago a cada dois meses e segue cronograma do Bolsa Família.


Um total de 227 mil famílias no Piauí iniciaram o recebimento do Auxílio Gás nesta sexta-feira (16). O programa, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, destina um valor de R$ 102,00 a cada dois meses, correspondendo a 50% do valor médio do botijão de 13 quilos.

O pagamento do Auxílio Gás segue o cronograma do Bolsa Família, de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Para se qualificar ao benefício, é necessário ter o Cadastro Único atualizado e renda de até meio salário mínimo, mas a comprovação da vulnerabilidade social é crucial.

Foto: Reprodução/ Agência BrasilPetrobras reduz o preço do gás
Petrobras reduz o preço do gás

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social utiliza a base de dados do Cadastro Único para realizar a seleção dos beneficiários a cada dois meses. Em paralelo, surge a informação de que beneficiários do Bolsa Família com CPF irregular correm o risco de perder o benefício.

Segundo o MDS, o bloqueio do Bolsa Família pode ocorrer se houver suspensão, cancelamento ou advertência do CPF, ou se houver inconsistências de dados no CadÚnico. No Piauí, mais de 1.200 pessoas já tiveram o benefício bloqueado, conforme a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos.

O CPF, que é feito no momento do registro de nascimento, é único e não pode ser alterado ou gerado mais de uma vez. O governo federal prevê que o uso do CPF como número único de identificação substituirá o antigo Registro Geral (RG) até 2033.

Comente