Estudo mostra o sucesso do Piauí no combate à pobreza
Piauí se destaca como uma das unidades da federação que mais avançaram na redução de pessoas vivendo
Um estudo liderado pelo doutor em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Vitor Hugo Miro, destaca o Piauí como um exemplo notável no combate à pobreza. A pesquisa intitulada "Redução da pobreza no Piauí: contabilizando a contribuição de seus determinantes imediatos" evidencia os avanços do estado no enfrentamento da desigualdade.
O estudo ressalta os progressos alcançados na redução da pobreza no Brasil desde 2004, especialmente durante o primeiro mandato de Lula. Nesse período, a proporção de pessoas vivendo em situação de pobreza diminuiu de aproximadamente 26% para pouco mais de 10%, representando mais de 21 milhões de pessoas em 2014.
Entre os estados do Nordeste, onde a pobreza é mais prevalente, o Piauí se destaca como uma das unidades federativas que mais progrediram na redução do número de pessoas vivendo em situação de pobreza. A proporção de pessoas em domicílios pobres no estado diminuiu em mais de 50% entre 2004 e 2014, passando de mais de 1,3 milhão para cerca de 570 mil pessoas.
Políticas públicas bem-sucedidas em segurança alimentar e redução da pobreza, como as implementadas no Piauí, estão sendo discutidas na Aliança Global contra a Fome e a Pobreza do G20. Esta iniciativa, proposta pelo ex-presidente Lula durante a presidência brasileira do G20 em 2023, visa compartilhar experiências de sucesso entre países para adaptar e implementar políticas semelhantes em outras nações.
A Aliança Global busca estabelecer um mecanismo para mobilizar recursos financeiros e conhecimento, apoiando a implementação de políticas nacionais voltadas para os mais pobres e vulneráveis. A Força-Tarefa responsável por consolidar essa iniciativa terá sua segunda reunião presencial entre 22 e 24 de maio, com a participação de 52 delegações internacionais. O lançamento oficial está previsto para o final do ano, durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro.