Estudantes piauienses participarão de intercâmbio internacional
Ao todo, 50 estudantes e 10 professores farão imersão em escolas nos EUA e Coreia do Sul.
Os dez times formados por Estudantes Seduc que participaram do 1º Seduckathon vão fazer o intercâmbio internacional, anunciou o Governador do Piauí, Rafael Fonteles, durante a premiação da competição de programação da Seduc, que ocorreu na noite desta sexta-feira (26), no Centro de Convenções de Teresina.
Inicialmente, seis equipes seriam premiadas com o intercâmbio, quatro em Massachusetts, nos Estados Unidos, e duas equipes em Seul, na Coreia do Sul. Mas ao finalizar os anúncios dos seis primeiros times, Fonteles premiou as outras quatro equipes com a viagem, portanto, 50 alunos e 10 professores irão vivenciar atividades de imersão em cursos de programação, cursos livres, passeios e atividades culturais nos EUA e na Coreia do Sul.
“Essa competição materializa muito dos nossos sonhos e das nossas metas, porque nós temos que sonhar para nos inspirar, mas temos que ser capazes de estabelecer estratégias claras e objetivas e fazer o mais difícil, executar. E o Seduckathon tornou real, muito do que nós temos de visão de futuro para esse estado”, disse Fonteles.
Rafael completou afirmando que sua visão de futuro é tornar o Piauí uma referência global em qualificação da população nas áreas que mais interessam ao mundo. “Essa direção tecnológica é inexorável, vai acontecer quer queira, quer não queira. Todas as áreas profissionais e econômicas serão afetadas mais ainda pela tecnologia e eu quero que, daqui a cinco, dez anos, que o mundo todo saiba que os melhores profissionais estão no Piauí”.
Realizada pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), a primeira edição do Seduckathon iniciou na quarta-feira (24) e, durante três dias, os alunos matriculados nos Cursos Técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos enfrentaram o desafio de apresentar projetos que reúnem soluções práticas e que aprimoram a rotina escolar.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que os projetos desenvolvidos pelos estudantes são voltados para resolver problemas na comunidade escolar e parabenizou os jovens pela dedicação.
“O Piauí está vivendo um choque tecnológico e educacional. Aproveitem! Confiem em nós, mas também confiem em vocês, no potencial de vocês. Vocês mostraram que são muito capazes e talentosos. O nosso papel, a nossa missão é garantir as melhores oportunidades para que vocês floresçam esses talentos”, disse o Secretário.
Presente no evento, o professor Drew Weymouth, Diretor da Worcester Technical High School, escola localizada em Massachusetts, nos Estados Unidos, afirmou que o evento foi inspirador e destacou o empenho dos estudantes. “Vocês são incríveis! Obrigado ao governador Rafael Fonteles e o secretário Washington Bandeira pela dedicação. Alunos e professores, vocês fazem isso funcionar. Vocês abordaram questões do mundo real e trouxeram propostas para resolvê-las. Essa parceria com o Piauí aconteceu por dois motivos, por vocês, alunos, que trouxeram entusiasmo e habilidades, e pela visita do governador Rafael e sua comitiva ao Worcester High School, que com sua visão de mundo me trouxe ao Piauí”.
*Escolas Premiadas*
Liceu Parnaibano – Parnaíba
CEEP Pref. João Mendes O. de Melo (Premen Norte) – Teresina
CETI Nossa Senhora do Patrocínio – Pio IX
CETI Paulistana - Paulistana
CETI Conselheiro Saraiva - Batalha
CETI Paulo Freire – Guaribas
CETI Augustinho Brandão - Cocal dos Alves
CETI Maria da Conceição Salomé – Teresina CETI Raimundinho Andrade – Campo Maior
CETI Raimundo Pessoa - Monsenhor Gil
*Intercâmbio nos Estados Unidos*
Os estudantes Seduc participarão do Intercâmbio na Worcester Technical High School, com sede em Massachusetts, nos Estados Unidos. A escola norte-americana oferece o ensino técnico em setores de alta demanda como tecnologia da informação, engenharia, saúde e automação avançada. “A Worcester Tech vai proporcionar um espaço de exposição dos alunos da rede pública técnica estadual a uma variedade de perspectivas e culturas, contribuindo para que eles estejam preparados para uma carreira de sucesso”, informa o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira