Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Dia da Mulher: acesso à saúde ocular é essencial para o bem-estar feminino

Doenças como catarata, olho seco e glaucoma são comuns entre mulheres.


Hoje, no Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma oportunidade para refletir sobre as conquistas femininas em diversas áreas, incluindo a saúde. A luta por um atendimento médico digno e a busca por equidade de gênero também se estendem ao cuidado com a visão, que impacta diretamente a qualidade de vida das mulheres.

Especialistas destacam que doenças oculares como catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI) são mais comuns em mulheres. A Dra. Patrícia Martins, do Vilar Hospital de Olhos, alerta que o olho seco é uma das condições mais frequentes entre elas. Esse problema, que resulta da baixa produção ou da má qualidade das lágrimas, é especialmente acentuado na menopausa, quando a perda hormonal agrava o quadro.

Foto: Reprodução/ AscomDia da Mulher: acesso à saúde ocular é essencial para o bem-estar feminino.
Dia da Mulher: acesso à saúde ocular é essencial para o bem-estar feminino.

“O olho seco é uma doença caracterizada por baixa produção ou má qualidade das lágrimas. O problema acomete especialmente as mulheres, uma vez que a perda hormonal do climatério, uma das principais causas da menopausa, traz a piora deste quadro ocular. Isso afeta negativamente a qualidade de vida no dia a dia", explica. 

Além disso, a Dra. Patrícia observa que as mulheres, por desempenharem múltiplos papéis, muitas vezes deixam de priorizar sua saúde. Ela reforça a importância de se dedicar ao autocuidado. “Mulheres, muitas vezes, negligenciam os cuidados com a saúde porque hoje em dia exercem múltiplos papéis que demandam tempo e energia. Por isso, é fundamental que estejamos atentas, pois o bem mais precioso é nosso corpo e nossa saúde. Devemos estar e nos sentirmos bem para que possamos cuidar do trabalho, dos filhos, da casa e de outros aspectos da vida", destaca. 

“Somos capazes de fazer mil coisas ao mesmo tempo, com amor e sorriso no rosto", finaliza a médica. 

Comente