Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Comércio do Piauí espera aumento nas vendas e empregos temporários no Natal

Pesquisa da CNC aponta crescimento de 2,1% nas vendas e expansão de 5% nas vagas temporárias.


Os centros comerciais do Piauí já se preparam para o período natalino, que deve movimentar o fluxo de consumidores e gerar empregos temporários. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas devem crescer 2,1% em relação a 2024.

O estudo aponta ainda aumento de 5% nas vagas temporárias no setor varejista. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Piauí lidera o crescimento de empregos formais no Nordeste e é o segundo estado do país nesse indicador.

Foto: Divulgação/ AscomComércio do Piauí espera aumento nas vendas e empregos temporários no Natal.
Comércio do Piauí espera aumento nas vendas e empregos temporários no Natal.

O presidente do Sindilojas Piauí, Tertulino Passos, destaca que o consumidor local tem valorizado o comércio físico. “Os clientes veem o comércio aberto e optam por comprar dos empreendedores locais, em vez das opções online”, disse.

Segundo lojistas, o período natalino representa uma parcela significativa do faturamento anual. O gestor comercial da Blue Shark, Jefferson Guimarães, afirma que as vendas da época chegam a 25% do faturamento da empresa, motivando ações como aumento do mix de produtos, estratégias de fidelização e condições especiais de pagamento.

O comércio terá horários especiais em dezembro. Nos dias 8/12 e 21/12, o Centro funcionará até às 18h, enquanto shoppings manterão funcionamento normal. Durante o Natal e Ano Novo, as lojas abrirão normalmente, exceto em 25/12 e 1/1, quando estarão fechadas.

Comente