Cuidados com a visão: uso de óculos de sol reduz risco de doenças, afirma médico
O uso de óculos de sol se faz necessário para dar mais conforto e evitar danos aos olhos.
Com dias cada vez mais quentes e ensolarados se torna mais comum a busca e o uso de óculos de sol. Seja para proteção no trabalho, uso em atividades físicas ou mesmo por questões estéticas, é preciso estar atento na hora de adquirir esse tipo de proteção para que o barato não saia caro à saúde da visão.
Quem dá mais detalhes sobre isso é o médico oftalmologista Mateus Vilar, que atua no Vilar Hospital de Olhos - integrante da rede Vision One. Segundo o especialista, o uso de óculos de sol se faz necessário para dar mais conforto e evitar danos aos olhos causados pela alta radiação solar.
“É importante utilizar óculos de sol durante períodos de intensidade solar elevada para proteger os olhos dos raios ultravioletas (UV), um tipo de radiação eletromagnética que pode causar danos aos olhos e à visão. O uso adequado pode reduzir o risco de desenvolver problemas de visão relacionados à exposição solar, além de ajudar a reduzir o brilho e os reflexos da luz solar”, explicou.
O uso do óculos de sol deve ajudar a bloquear, pelo menos, 99% dos raios UVA e UVB. Os raios UVA são os responsáveis pelo envelhecimento da pele e do cristalino, enquanto os raios UVB são os responsáveis pelo câncer de pele. Ainda segundo Mateus, os riscos de uma exposição prolongada aos raios UV pode levar a problemas sérios.
“A exposição prolongada à radiação UV pode causar uma variedade de problemas de visão, incluindo catarata, degeneração macular relacionada à idade (DMRI), ou mesmo Neoplasias de superfície ocular, um tipo raro de câncer que pode ocorrer na conjuntiva, córnea ou na íris”, alertou o oftalmologista.
Escolhendo o seu óculos de sol
Outro ponto importante sobre o uso de óculos de sol é quanto a procedência e qualidade dos materiais utilizados. A recomendação é que sempre se busque o produto em óticas especializadas e que tenha alto grau de confiabilidade. O médico Mateus Vilar também aponta outras dicas na hora de escolher o melhor modelo.
• Índice de proteção solar (índice de proteção solar, ou FPS): o FPS é uma medida da capacidade das lentes de bloquear os raios UVB. Os óculos de sol devem ter um FPS de pelo menos 15.
• Categoria de filtro solar: as lentes de óculos de sol são classificadas em cinco categorias de filtro solar, de 0 a 4. As lentes de categoria 0 bloqueiam menos de 20% dos raios UVB, enquanto as lentes de categoria 4 bloqueiam 99% ou mais dos raios UVB. Os óculos de sol devem ter lentes de categoria 2 ou superior.
• Cor das lentes: as lentes de óculos de sol podem ser coloridas ou transparentes. As lentes coloridas podem ajudar a reduzir o brilho e os reflexos da luz solar, mas não afetam a capacidade das lentes de bloquear os raios UV.
• Tamanho das lentes: as lentes dos óculos de sol devem ser grandes o suficiente para proteger os olhos do sol.