Julgamento de Habeas Corpus de Tatiana Medeiros acontece nesta segunda-feira (14)
Defesa da vereadora busca a revogação da prisão preventiva; sessão será transmitida na internet.
Na segunda-feira (14), acontece o julgamento do pedido de Habeas Corpus da vereadora Tatiana Medeiros (PSB), no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). A sessão será realizada por videoconferência e transmitida a partir das 14h no canal do TRE-PI no YouTube.
Tatiana Medeiros é suspeita de envolvimento com facções criminosas e compra de votos durante sua campanha eleitoral para a Câmara Municipal de Teresina. A vereadora foi presa durante a segunda fase da Operação Escudo Eleitoral, que investiga facções criminosas nas eleições de 2024.

Argumentos da defesa
A defesa de Tatiana, representada pelo advogado Samuel Castelo Branco Santos, pede a revogação da prisão preventiva, alegando que não há motivos para manter a vereadora presa. O advogado afirma que Tatiana não representa risco ao processo, está tranquila e disposta a seguir o rito processual, sugerindo a aplicação de medidas cautelares diversas à prisão.
O caso
A vereadora foi presa em uma operação da Polícia Federal, que apura o financiamento de sua campanha com dinheiro ilícito. A investigação aponta que a campanha de Tatiana pode ter sido financiada com recursos de facções criminosas, com o objetivo de eleger aliados e garantir influência política para o grupo criminoso.
Durante a operação, a PF também encontrou dinheiro em espécie, documentos e um celular no imóvel de Tatiana, localizado na zona Leste de Teresina. Além disso, a vereadora é investigada por possível desvio de recursos públicos da ONG Vamos Juntos, que ela fundou.