Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Quadrilha que aplicava golpes em famílias de pacientes com câncer é presa no Piauí

Criminosas acessavam dados de pacientes internados e cobravam valores falsos.


A Polícia Civil do Piauí prendeu, nesta quarta-feira (19), quatro mulheres suspeitas de aplicar golpes em familiares de pacientes com câncer. O grupo foi alvo de cinco mandados de prisão e sete de busca e apreensão em uma operação realizada com apoio da Polícia Civil do Mato Grosso.

Segundo as investigações da Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI), as suspeitas acessavam ilegalmente informações sigilosas de pacientes internados em um hospital referência no tratamento de câncer, em Teresina. Com esses dados, elas ligavam para familiares das vítimas e cobravam valores falsos, alegando que seriam necessários para custear exames ou procedimentos médicos.

Foto: Divulgação/ PC-PIQuadrilha que aplicava golpes em famílias de pacientes com câncer é presa no Piauí.
Quadrilha que aplicava golpes em famílias de pacientes com câncer é presa no Piauí.

Como o golpe funcionava?

As criminosas entravam em contato com as famílias dos pacientes, fingindo ser funcionários do hospital ou representantes de clínicas médicas. Com argumentos convincentes e usando dados reais dos doentes, elas pressionavam os parentes a realizarem transferências bancárias para contas fornecidas pelo grupo.

O delegado Humberto Mácola, responsável pela investigação, afirmou que mais de cinco vítimas foram identificadas entre 2024 e 2025. "Esse golpe é ainda mais cruel porque atinge pessoas que já estão fragilizadas emocionalmente. Os criminosos usam o desespero das famílias para roubar dinheiro", declarou.

A Polícia Civil reforça o alerta sobre emprestar ou alugar contas bancárias para terceiros, pois quem cede a conta pode responder criminalmente pelo uso indevido dos valores.

Os presos responderão por estelionato e associação criminosa. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e mais vítimas do golpe.

Comente