Governo decreta estado de emergência em 86 municípios, durante 180 dias
As chuvas deste ano não estão sendo suficientes para reabastecer os reservatórios d’água.
O governador Rafael Fonteles decretou estado de emergência relativo a 86 municípios, devido ao período da estiagem. A maioria dessas cidades está localizada no Sul do estado.
Como publicado no Diário Oficial do Estado, o decreto feito pelo Governo, na quinta-feira (10), permanecerá vigente por 180 dias.
O monitor de Secas do Brasil apontou que o Piauí já está em “seca fraca e moderada”. O El Niño, série de alterações significativas na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com grandes alterações no clima, acelera a Estiagem, que já mostra efeito em várias cidades do estado.
Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar diminuiu e as chuvas de 2023 foram insuficientes para o reabastecimento dos principais reservatórios de água dos municípios.
A Administração Pública, Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado foram acionados para aplicar medidas com o propósito de suavizar os efeitos do período.
Saúde
O período em que a umidade relativa do ar diminui consideravelmente, resulta no ressecamento da mucosa respiratória, responsável pela hidratação, proteção contra microrganismos. Além disso, problemas respiratórios tem a tendência de se acentuarem neste período.
Por isso, é necessário o aumento da ingestão de líquidos, para garantir maior resistência e evitar sangramentos nasais, que são comuns nesta parte do ano.
