Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Comemoração da Independência do Brasil é marcada por desfile cívico em Teresina

O evento destacou o combate à homofobia, violência contra a mulher e a luta contra a fome.


Na manhã desta quarta-feira, Teresina foi palco do tradicional desfile militar de 7 de setembro, uma celebração marcante que comemorou os 201 anos de Independência do Brasil. O evento ocorreu na Avenida Marechal Castelo Branco e atraiu centenas de pessoas.

O advogado Raimundo Soares participou do evento com sua família. Para ele, o evento foi emocionante. “Trouxe toda minha família: minha esposa, meu filho e minha cunhada vieram ver o desfile aqui em Teresina. Confesso que eu vim quando criança, e não me arrependo de ter vindo; trouxe meu filho para ver pela primeira vez. Um desfile que está sendo um divisor de águas, onde está sendo mostrado tudo o que o Piauí tem de melhor. O pessoal está emocionado quando vê cada passagem; a gente fica muito feliz. Estão de parabéns todos os organizadores, principalmente o povo que veio comparecer”, disse.

O evento é uma tradição para o aposentado Eusébio Sousa Gomes que não deixa passar em branco. Acompanhado de sua esposa, ele prestigiou o evento mais uma vez este ano, como faz todos os anos. Sua presença é uma demonstração do compromisso e amor pela nação. "Muito bom. Bem organizado, com muita segurança. Um momento muito importante que retrata a força do nosso país. Participo todos os anos, e para mim, é uma emoção a cada ano”, explicou.

Os primeiros a desfilar foram os grupos de equoterapia, a banda Fanfarra Antônio José, o pelotões, o grupo Construindo Cidadania, a Maçonaria, a Ordem Filhas de Jó e a banda 16 de agosto. 

Na sequência, alunos de diferentes escolas municipais e estaduais participaram do desfile. Alguns dos temas que os estudantes destacaram na avenida foram o combate à homofobia, a importância do enfrentamento à violência contra a mulher e a luta contra a fome.

Em seguida, desfilaram as equipes do 25º Batalhão de Caçadores, 2º Batalhão de Engenharia de Construção, Regimento da Polícia Montada da PM-PI, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros.

O desfile cívico-militar contou com a presença de diversas autoridades. O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou a importância deste momento. “A cada um de nós, brasileiros, devemos ter orgulho da nação que formamos, do povo que somos e da consciência de que novas independências devemos construir ao longo do tempo, como a garantia dos direitos e a redução da desigualdade. É um momento de reflexão”, disse.

O comandante geral da PM-PI, Scheiwann Lopes, destacou que este é um momento de emoção e alegria para celebrar a independência do Brasil. “É um momento de alegria celebrar nossa independência. Esta data atrai milhares de pessoas para a avenida, onde podem admirar nossas tropas e as Forças Armadas. O evento é uma oportunidade para celebrar e lembrar dos heróis da pátria que contribuíram para isso, bem como daqueles que ainda estão na ativa, fortalecendo a independência do Brasil”, ressaltou.

Comente