Bumba Meu Boi se torna patrimônio imaterial do Piauí
A lei que busca valorizar a festa folclórica foi sancionada pelo governo do estado.
Foi divulgado no Diário Oficial de segunda-feira (02), a nova lei sancionada pelo governador Rafael Fonteles, que torna o Bumba meu boi, também conhecido como Boi-bumbá, um patrimônio imaterial do estado do Piauí.
A lei Nº 8.170 é de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o deputado Franzé Silva (PT-PI).

O Bumba meu boi é uma tradição ainda muito difundida no Piauí e no Maranhão, que conta a história da morte e ressurreição de um Boi. A celebração remonta o século XVIII, como uma forma de crítica à situação social dos negros e índios, mas também faz referência a histórias e tradições ibéricas, trazidas durante a colonização portuguesa.
A celebração do Bumba meu boi costuma ser relacionada às festividades juninas é tradicionalmente realizada no dia 30 de junho.
Origem do bumba meu boi
O bumba meu boi surgiu na região Nordeste, no século XVIII, época em que o gado era de extrema importância na economia local. Além disso, o boi é um animal com diferentes simbologias ao longo da história, o que contribuiu para o seu protagonismo no folclore regional.
As festas de boi, como são chamadas as celebrações como o bumba meu boi, inspiram-se no auto do boi, um conto popular passado por gerações.