Secretário Carlos Augusto anuncia plano da Sejus para concurso com 600 vagas
Deste total, metade das vagas, serão destinadas ao ingresso imediato na Polícia Penal.
A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) encaminhou uma solicitação ao governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) para a realização de um concurso público visando o preenchimento de vagas na Polícia Penal. A proposta visa a imediata convocação de 300 profissionais, além de formar uma reserva com mais 300 candidatos.
O Secretário da Sejus, Coronel Carlos Augusto, ressalta a importância desse novo concurso para recompor o quadro de profissionais, tendo em vista que 292 policiais penais já estão aptos para a aposentadoria. A medida visa garantir a manutenção e eficiência dos serviços prestados pela Polícia Penal, bem como a segurança dos estabelecimentos prisionais do estado.
O coronel afirma que serão feitas novas penitenciárias e abertas novas vagas no sistema prisional. “Nós temos 600 pessoas a mais, no sistema prisional, de janeiro pra cá. Isso acarreta a necessidade de construirmos novas unidades e fazer concursos para mais policiais penais, de melhorar o nosso sistema de cumprimento de pena. O governador já autorizou.”, comentou o coronel.
O secretário também reforçou que a realização dos concursos é importante em virtude do desenvolvimento na segurança pública. “Se você reforça a rua, tem que preparar o sistema de pena. Eu tenho, no meu plano de trabalho, colocar a população carcereira para trabalhar, para que eles possam ser reinseridos realmente à sociedade. Porque nós concluimos”, concluiu.
Atualmente, 6.034 homens e mulheres estão cumprindo pena no Piauí, o secretário de justiça afirma que o estado tem capacidade para mais de 4.000 deles para unidades de trabalho.