Teresina lidera geração de energia solar no Nordeste, entre as capitais
Apenas em Teresina são mais de 31 mil unidades consumidoras, a maioria em residências.
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Teresina é a capital do Nordeste que mais gera energia própria por meio da luz solar. A capital do Piauí possui mais de 23.500 sistemas conectados, totalizando uma potência instalada de mais de 234 mil kW.
Apenas em Teresina são mais de 31 mil unidades consumidoras que recebem créditos de geradores fotovoltaicos; dessas, 90% são unidades consumidoras residenciais. São mais de 28 mil famílias usufruindo dos inúmeros benefícios de se gerar a própria energia.
O aumento da geração de energia solar se deve à procura do consumidor por mais autonomia, conforto e melhor qualidade de vida, afirma Mário Viana, Diretor Comercial e de Marketing da Sou Energy, maior indústria de geradores fotovoltaicos do Norte/Nordeste.
“Com a energia solar, o consumidor pode aumentar o conforto em casa e melhorar a qualidade de vida da família. Quem gera a sua própria energia pode, por exemplo, usufruir de aparelhos de ar condicionado em todos os cômodos, chuveiro elétrico e máquinas de lavar e secar sem se preocupar com a conta de luz. Além disso, quem gera a própria energia pode também deixar de gastar com gás de cozinha, passando a cozinhar com o fogão de indução elétrico. Para quem já tem ou está pensando em adquirir um carro elétrico, gerar a sua própria energia também significa autonomia por poder gerar o combustível que abastece o seu carro”, afirma.
Outro fator que tem influenciado os consumidores a aderirem à geração de energia própria é o valor do kit de energia solar, que tem ficado cada vez mais acessível. “Hoje a tecnologia finalmente ficou acessível para todas as classes. Em 2017, por exemplo, um kit de energia solar com capacidade de suprir uma conta de energia de cerca de R$430 custava mais caro que um carro popular. Hoje, esse mesmo kit gerador custa menos que uma motocicleta de 125 cilindradas”, conclui Viana.
No ranking do Nordeste, Fortaleza fica em segundo lugar com 215.909,45 kW de potência instalada e 21.247 MWh de geração distribuída, e em terceiro Natal com 116.836,59 kW de potência instalada e 12.373 MWh de geração distribuída.