Taxa de juros de empréstimos consignados do INSS será reduzida para 1,91% ao mês
A medida foi aprovada em decisão unânime pelo Conselho Nacional da Previdência Social.
Em decisão unânime, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou, nesta quinta-feira (17), uma nova taxa de juros para as operações de crédito consignado destinadas a aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A medida visa proporcionar vantagens financeiras para esse público, em consonância com a atual conjuntura econômica. O novo limite estabelecido é de 1,91% ao mês, representando uma redução de 0,06 ponto percentual em relação ao antigo teto, que era de 1,97% ao mês e estava em vigor desde março.

Além disso, outra mudança foi aplicada ao crédito consignado por meio de cartão de crédito, cuja taxa de juros foi reduzida de 2,89% para 2,83% ao mês. Essas medidas, originadas a partir de propostas do próprio governo, têm previsão de entrar em vigor assim que forem publicadas no Diário Oficial da União.
A principal justificativa para essa decisão é o recente corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic, que corresponde aos juros básicos da economia. No início deste mês, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou uma redução dos juros básicos de 13,75% para 13,25% ao ano.
Essa diminuição da taxa básica de juros tem impactos diretos nas taxas de juros praticadas no mercado, como é o caso das operações de crédito consignado.