Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Taxa de juros de empréstimos consignados do INSS será reduzida para 1,91% ao mês

A medida foi aprovada em decisão unânime pelo Conselho Nacional da Previdência Social.


Em decisão unânime, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou, nesta quinta-feira (17), uma nova taxa de juros para as operações de crédito consignado destinadas a aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A medida visa proporcionar vantagens financeiras para esse público, em consonância com a atual conjuntura econômica. O novo limite estabelecido é de 1,91% ao mês, representando uma redução de 0,06 ponto percentual em relação ao antigo teto, que era de 1,97% ao mês e estava em vigor desde março.

Foto: Reprodução/ AscomInstituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Além disso, outra mudança foi aplicada ao crédito consignado por meio de cartão de crédito, cuja taxa de juros foi reduzida de 2,89% para 2,83% ao mês. Essas medidas, originadas a partir de propostas do próprio governo, têm previsão de entrar em vigor assim que forem publicadas no Diário Oficial da União.

A principal justificativa para essa decisão é o recente corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic, que corresponde aos juros básicos da economia. No início deste mês, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou uma redução dos juros básicos de 13,75% para 13,25% ao ano.

Essa diminuição da taxa básica de juros tem impactos diretos nas taxas de juros praticadas no mercado, como é o caso das operações de crédito consignado.

Comente