Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Mais de 27 mil famílias podem perder benefício da tarifa social de energia no PI

Atualização do NIS é necessária para manter descontos de até 65% na conta de luz.


No Piauí, cerca de 27 mil famílias estão em risco de perder o benefício da tarifa social de energia elétrica devido à falta de atualização do Número de Identificação Social (NIS). Este benefício, garantido por lei para famílias de baixa renda, oferece descontos de até 65% na conta de energia.

Para manter o benefício, os clientes com cadastros não atualizados há dois anos ou mais devem procurar o CRAS para regularizar a situação. Em Teresina, aproximadamente 5,7 mil famílias ainda não atualizaram o NIS, liderando o número de cadastros pendentes no estado. Parnaíba segue com 1,5 mil registros desatualizados e Picos com 790.

Foto: Divulgação/ AscomCerca de 27 mil famílias podem perder benefício da tarifa social de energia no Piauí.
Cerca de 27 mil famílias podem perder benefício da tarifa social de energia no Piauí.

“Informamos os clientes sobre a necessidade de atualização através de selos nas faturas de energia. Mesmo assim, muitos não procuram o CRAS. Para mudar esse quadro, estamos trabalhando em conjunto com o governo e prefeituras municipais”, disse Patrícia Araújo, consultora de relacionamento da Equatorial Piauí.

O benefício da Tarifa Social pode ser aplicado mesmo que a fatura de energia não esteja no nome do beneficiário do NIS. O titular do NIS pode informar o número da conta contrato que deseja cadastrar, independentemente do nome na fatura.

Muitas famílias que têm direito ao benefício ainda não se cadastraram e estão perdendo a chance de reduzir suas contas de luz. Por isso, a distribuidora continua realizando busca ativa e diversas ações de atualização cadastral.

A Equatorial Piauí oferece várias formas para que os clientes possam solicitar o cadastro na Tarifa Social sem sair de casa. Os clientes podem usar a assistente virtual Clara, pelo WhatsApp no número (86) 3228-8200, ligar para o 0800 086 0800, ou acessar o site www.equatorialenergia.com.br.

Comente