Rafael Fonteles adere ao PNATRANS e institui Pacto pela Redução de Acidentes
A assinatura do decreto foi publicada no Diário Oficial na última quarta-feira (11).
O governador Rafael Fonteles assinou um decreto do Pacto pela Redução de Acidentes no Trânsito, na segunda-feira (09). As políticas são relativas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).
Divulgado no Diário Oficial do Estado da quarta-feira (11), o pacto tem o objetivo de diminuir as mortes por acidente de trânsito, por meio da atuação de órgãos como Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN-PI), Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN-PI), Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER) e outros órgãos.
Na prática, algumas das ações do pacto serão: a redução de custos para procedimentos hospitalares a vítimas de acidentes de trânsito, aumento do número de municípios piauienses com o trânsito municipalizado, elevar a capacidade da população, no que diz respeito à condução de veículos, e propor medidas corretivas.
O pacto será coordenado pelo Detran-PI e o Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), coordenará as ações.