Projeto Piauí Pet Castramóvel inicia no dia 5 de setembro em Teresina
O evento acontece das 9h às 11h e das 14h às 18h, com previsão de 300 atendimentos.
Durante os dias 05 e 06 de setembro, será realizado o projeto Piauí Pet Castramóvel, que fará triagens e avaliações de animais domésticos (cães e gatos), para posterior encaminhamento a castração. O evento acontecerá no Centro de Educação Ambiental (CEA).
Com previsão inicial de 300 atendimentos, o público-alvo da iniciativa do Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), são os animais de ONG’s e de protetores individuais.
As castrações serão realizadas nas clínicas vinculadas à Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), indicadas pelos veterinários, mediante aprovação do cadastro.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira, destacou a importância, principalmente para os animais de rua e as inovações tecnológicas do projeto. “Um dos destaques inovadores dessa iniciativa é a implantação de microchip nos animais, para um trabalho de atenção continuada, com monitoramento populacional”, comentou.
O atendimento inicial é destinado a animais de ONG’s e os acolhidos por protetores individuais. Para o atendimento de animais cujos responsáveis são independentes, é necessário realizar um pré-cadastro junto às ONG’s parceiras: Apipa e Raíssa Protetora.
A castração é importante para o controle populacional dos animais e evitar a incidência de filhotes nas ruas, além de evitar doenças transmitidas por animais.