Piauí recebe 200 novas viaturas para reforçar a segurança

Até o final do ano, mais de 400 outras viaturas devem ser entregues.

Nesta quinta-feira (12), a Polícia Militar do Piauí (PM-PI) recebeu 200 novas viaturas que serão utilizadas no policiamento da capital e de outros municípios do Piauí. A entrega ocorreu durante uma solenidade em frente à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

As viaturas do tipo pick-up serão destinadas a todos os Batalhões, bem como às unidades de policiamento especializado em trânsito, ambiental, rural e operações aéreas.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio Piauiense
Veículos serão distribuídos para a Região Metropolitana e interior do estado.

Em coletiva, o comandante-geral da Polícia Militar, Scheiwann Lopes, afirmou que os municípios serão contemplados com as novas viaturas, tendo como prioridade Teresina e o Norte do estado, áreas consideradas mais "problemáticas".

"Nessa primeira leva, serão 200 viaturas pick-ups. Até o final do ano, estão previstas a chegada de 400 Dusters, totalizando 600 novas viaturas para a Polícia Militar. Além dos mais de 1.500 homens e mulheres, também planejamos formar mais 400 no final do ano, somando-se aos 1.100 que tomaram posse em julho passado", comentou Lopes.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio Piauiense
As viaturas atendem ao aumento do efetivo de policiais.

Lopes também ressaltou os resultados alcançados na área da segurança: "Nossos índices estão em declínio, estamos aumentando a eficiência policial, sua presença nas ruas e continuaremos a atuar de forma firme para atingir níveis aceitáveis no estado democrático de direito, de acordo com padrões internacionais."

Os veículos contarão com um novo sistema de radiocomunicação, que consiste em um sistema digital moderno no padrão DMR TIER III, com criptografia. Isso permitirá não apenas a comunicação de voz, mas também a transmissão de dados, incluindo informações precisas sobre as viaturas por meio do GPS.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio Piauiense
Os investimentos garantem condições de ostensividade para o enfrentamento da criminalidade.

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, explicou que os veículos já utilizados passarão por revisões para determinar seu destino, podendo ser direcionados para manutenção ou leilão.

Investimento

De acordo com o governador Rafael Fonteles, a maior parte dos recursos para os investimentos provém do Piauí. "Há algum investimento por parte do Fundo de Segurança Nacional, mas mais de 90% desses recursos, destinados ao efetivo, veículos e infraestrutura, são oriundos do estado do Piauí, totalizando mais de R$ 300 milhões, que foi o acréscimo investido na Segurança Pública", concluiu.

Foto: Reprodução/ Ascom
Piauí recebe 200 novas viaturas para reforçar a segurança.

Flash - Luis Fernando Amaranes

Leia também