No Piauí, 17,23% da população acima de 15 anos é analfabeta, revela IBGE
O levantamento foi divulgado na manhã desta sexta-feira (17).
Resultados do Censo Demográfico 2022 revelaram preocupações sobre os níveis de alfabetização no estado do Piauí. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística do Brasil (IBGE), cerca de 17,23% da população com idade acima de 15 anos no estado são analfabetos. O levantamento foi divulgado na manhã desta sexta-feira (17).
Com mais de 2,5 milhões de pessoas com 15 anos ou mais no estado, a taxa de alfabetização de 82,77% indica que ainda há muito a ser feito para garantir que todos tenham acesso à educação básica.
A análise por faixa etária mostra que os desafios são maiores entre os mais velhos, com quase metade da população com 65 anos ou mais incapaz de ler ou escrever. No entanto, há sinais de progresso, com melhorias em todas as faixas etárias desde 2010, destacando a importância contínua da educação ao longo da vida.
Além disso, as disparidades de gênero também são evidentes, com os homens apresentando taxas de analfabetismo mais altas que as mulheres em todas as idades.
Ainda de acordo com o levantamento, destaca-se ainda que seis dos dez municípios com as maiores taxas de analfabetismo do país estão localizados no Piauí. Entre eles, destacam-se Floresta do Piauí, Aroeiras do Itaim, Massapê do Piauí, Paquetá, Padre Marcos e Alagoinha do Piauí.