Duas massas de ar carregadas de vapor estão entrando no Piauí
As massas de ar provocam alterações nas chuvas e nos ventos.
Durante esta semana, foram registradas chuvas em diferentes partes do Piauí, inclusive na capital Teresina. As chuvas estão sendo provocadas por duas massas de ar carregadas de vapor, que vem da Amazônia e do Sudeste.
Em entrevista ao Correio Piauiense, a climatologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), Sara Cardoso, afirma que com a entrada das massas de ar, novos episódios de chuva e vento elevados devem chegar. Porém, são chuvas rápidas e pontuais.
“No sudeste, tem uma frente entrando lá em Minas Gerais, no sudeste, uma massa de ar carregada de vapor, que impulsiona também esse vapor e faz com que ocorram chuvas no sudoeste do estado do Piauí. Então, momentaneamente, o que vai acontecer é essas chuvas rápidas, a alteração ventosa, mas nada que perdure por muitos dias. Mas isso é passageiro, não vai mudar as condições de temperatura, elas permanecerão altas”, afirmou.
De acordo com a especialista, a massa de ar seca, que veio antes, alterou todos os sistemas na troposfera maior e fechou a possibilidade da entrada de vapor de água e da formação de nuvens de chuva. Na medida que essa massa de ar seca se afastou, permitiu que massas de ar carregadas de vapor que se formam na amazonia adentrassem.
Outubro
Mesmo com as chuvas e ventos que estão sendo frequentes nesta semana, para outubro, o Piauí pode esperar mais calor e tempo seco.