Casas serão desapropriadas para ampliação do metrô de Teresina

A área desapropriada tem 518 metros de perímetro e 2.235 metros quadrados.

As casas localizadas às margens da linha férrea, entre as estações Parque Ideal e Renascença, na zona Sudeste de Teresina, serão desapropriadas para a ampliação do metrô da cidade. A área desapropriada tem 518 metros de perímetro e 2.235 metros quadrados.

Os imóveis estão na faixa de domínio da ferrovia ou em locais próximos. Os moradores da região serão compensados financeiramente com valores definidos a partir de laudos de avaliação dos imóveis, por meio de depósitos judiciais. O processo foi oficializado por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Estado em 2 de dezembro de 2024.

Foto: Reprodução/ Ascom
Metrô de Teresina.

Segundo a Secretaria de Estado de Transporte (SETRANS), as famílias afetadas foram informadas com antecedência sobre a desapropriação e não manifestaram objeções ao processo. A secretaria também fez visitas para dar assistência social aos moradores.

Ampliação e modernização do metrô 

A medida faz parte da ampliação do metrô de Teresina, projeto anunciado pelo Governo do Estado do Piauí em março de 2024, que prevê a duplicação dos 13,5 quilômetros de linha férrea. A ampliação visa aumentar a capacidade de transporte público entre a zona Sudeste e o Centro da cidade.

Em etapas futuras, novas desapropriações poderão ocorrer em áreas da zona Norte, como os bairros Matinha e Mafuá.

Leia também