Ação do TJ-PI busca reduzir sub-registros na região de Picos
A iniciativa vai até o dia 25 deste mês e deve atender até 19 municípios.
Na manhã de segunda-feira (21), se iniciou o projeto “Registre-se”, ação que acontece em Picos, para reduzir a quantidade de sub-registros na região de Picos, até a sexta-feira (25).
O “Registre-se” é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Piauí e deve atender até 19 municípios próximos, oferecendo atendimentos gratuitos com emissão de documentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Serão realizados atendimentos com solicitações de registro civil feitos diretamente pelos registradores dos cartórios do município, encaminhamentos, informações e orientação jurídicas, além de serviços como exames de DNA, ouvidoria e ações judiciais.
O Corregedor do Foro Extrajudicial, José Ribamar Oliveira destacou que o projeto leva ajuda judicial às camadas que mais precisam.
“[o projeto] já tem causado forte impacto em todo o Piauí. Nossa próxima edição será em Parnaíba, onde atenderemos cerca de seis municípios com os serviços de registro civil”, afirmou o desembargador.
Nesta terça-feira (22), o evento realizará o casamento comunitário de 15 detentos da Penitenciária Regional José de Deus Barros, de Picos.