Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Política em pauta

Política em pauta

O blog "Política em Pauta", liderado pelo repórter Narcílio Costa, foca em fornecer informações abrangentes sobre o cenário político. O blog aborda decisões cruciais, agendas, polêmicas, assuntos urbanos e leis em discussão. Especialista em Marketing Político e assessoria de comunicação, o jornalista tem ampla experiência na temática política e com análise do cenário local, de forma imparcial.

Guerra de partido: João Vicente e Luciano disputam comando do PSDB no Piauí

Em Brasília, JVC acertou novos passos com a direção nacional do PSDB.


Por Narcílio Costa

Enquanto há disputa entre pré-candidatos nas eleições municipais de 2024, um outro tipo de competição também está aquecendo o cenário político do Piauí, onde João Vicente Claudino, pré-candidato à prefeito de Teresina, e Luciano Nunes, brigam pelo comando do Diretório Regional do PSDB no Piauí. Em vídeos recentes, publicados nas redes sociais, ambos parlamentares trocam manifestos e conclamam lideranças para filiação à sigla tucana no estado.

Em decisão polêmica neste ano, o ex-deputado Luciano Nunes, atual presidente do PSDB, anunciou sua desistência de candidatura à Prefeitura de Teresina e o apoio ao pré-candidato de oposição, Fábio Novo (PT). Nesta segunda-feira (13), Luciano convocou em suas redes sociais lideranças políticas para filiação ao partido.

Foto: Correio PiauienseDisputa pelo PSDB no Piauí.
Disputa pelo PSDB no Piauí.

"Um partido político se faz com ideias e compromisso. As ideias se renovam, os compromissos se reafirmam. O PSDB do Piauí tem um passado a respeitar e um futuro a construir. Os interesses coletivos estarão sempre à frente dos projetos pessoais. Seguiremos firmes ao lado de quem tem espírito público, que olhe para frente, que tenha capacidade de agregar novos valores e fazer o bem para as pessoas. Vamos juntos construir um futuro melhor para todos", afirmou.

No entanto, João Vicente teria se sentido incomodado com a “provocação” de Luciano e destacou que o PSDB, quando esteve à frente da prefeitura, fez um governo que garantiu acesso eficiente a serviços essenciais.

"O PSDB tem o DNA de Teresina, sempre esteve na vanguarda da administração municipal, construindo uma cidade que avançava na qualidade de vida, no cuidar das pessoas e na modernidade. Quando o PSDB governa, o teresinense é mais feliz e respeitado. Quando o PSDB esteve à frente da prefeitura, fez um governo que garantiu acesso eficiente a serviços essenciais. Na educação, a melhor das capitais brasileiras. Na saúde pública, onde éramos referência regional, investimentos e no cuidar das pessoas. O transporte público funcionava de fato. Então, quando você pensar no melhor para Teresina, lembre-se do PSDB. Uma relação construída com trabalho e compromisso. Agora juntos, outra vez, podemos continuar construindo um futuro melhor. Esse é o nosso destino", pontuou.

Os relatos apontam a clara disputa pelo comando do Partido, que sempre teve destaque e força em Teresina, principalmente com a atuação do ex-prefeito Firmino Filho, em suas gestões à frente do município.

Antônio José Lira declara apoio ao prefeito Doutor Pessoa e nega especulações

Teresina tem sido palco de muitas especulações no cenário político. Nesta segunda-feira (13), o ex-vereador Antônio José Lira (Avante), ganhou destaque sobre suas decisões de apoio ao pleito municipal.

Foto: Câmara Municipal de TeresinaAntônio José Lira
Antônio José Lira

As especulações surgiram após sua respeitosa aliança relação com figuras como Silvio Mendes (União Brasil) e Fábio Novo (PT). Contudo, o ex-vereador declarou que mantém-se leal ao prefeito Doutor Pessoa e negou qualquer adesão política a pré-candidatos de oposição ao atual gestor municipal.

Associações de Teresina se unem e repudiam ação de Silvio Mendes sobre suspensão de obras

Na manhã desta segunda-feira (13/05) na sede da Associação dos Amigos do Bairro Itararé – AMI – várias associações de Teresina se reuniram para lançar uma Nota de Repúdio em desfavor do pré-candidato a prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, que protocolou ação na Justiça pedindo a suspensão das obras do OPA, que contempla várias regiões da capital.

As obras são executadas pelo Governo do Estado, através do Orçamento Participativo. 

Foto: Reprodução/Redes sociaisSilvio Mendes conquista apoio nacional do União Brasil

Na sexta-feira (10), o juiz Washington Luiz considerou o pedido improcedente e decidiu manter as obras por entender que elas vão ajudar a população e com a suspensão as comunidades seriam prejudicadas.

Confira a nota na íntegra

Senhoras e Senhores

A razão pela qual, escrevemos esta carta, é por sempre acreditarmos na esperança e solidariedade mas também para expressar nossa indignação, e apoio incondicional à Associação de Moradores do Loteamento Manoel Evangelista e sua presidenta, Adalgisa de Sousa Costa, sobretudo às demais entidades envolvidas num grande Movimento pela Reconstrução de Teresina.

Pois bem, algumas forças políticas que costumam se utilizarem do poder do capital, de subterfúgios e práticas subterrâneas tentaram, via judicial, caçar o direito da Associação de Moradores e sua presidenta, de expressar publicamente a alegria e o agradecimento por uma grande conquista que beneficia os(as) moradores(as) dessa comunidade através do Orçamento Participativo do governo do estado – OPA com a implantação de pavimentação asfáltica, desejo antigo daquela população.

Caros(as) lideranças e dirigentes comunitários(as) e populares, neste momento de reconstrução e renovação de Teresina, é inspirador ver a força e a resiliência das entidades comunitárias e populares de Teresina. A dedicação de vocês para superar os desafios e reconstruir não apenas as estruturas físicas, mas também o espírito comunitário, é um testemunho do poder da união, da cooperação e da solidariedade.

Entendemos também, que o caminho da reconstrução de Teresina almejado por todos (as) que fazemos a luta diária em defesa de nossas comunidades e por melhores dias para nosso povo, à frente, é longo e repleto de obstáculos, mas acreditamos firmemente que, com o esforço conjunto e o apoio mútuo, Teresina emergirá mais unida e mais vibrante do que nunca.

Por favor, líderes e dirigentes comunitários e populares, saibam que vocês têm muitos aliados(as) em nós e nas Federações e Confederações que aqui representam o movimento comunitário e popular do Piauí e do Brasil como FEBAPI, FAMCC, FECOPI , CONAM, CMP e MST, prontos para ajudar de todas as maneiras possíveis.

Encorajamos outras organizações e indivíduos a se juntarem a este movimento vital a oferecerem seu apoio de todas as formas disponíveis para que juntos (as), possamos fazer a diferença e garantir um futuro brilhante para Teresina e seus moradores.

Com respeito e admiração.

Comente