Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Piauí registra alertas de ventos fortes, baixa umidade e chuvas intensas; confira as cidades afetadas

As rajadas podem deslocar dunas para áreas urbanizadas da orla, trazendo riscos para moradores.


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (23) três alertas climáticos que atingem diferentes regiões do Piauí, variando do litoral ao extremo sul do estado. Os avisos envolvem risco de ventos intensos, condições de ar muito seco e possibilidade de chuvas fortes.

No litoral piauiense, a previsão aponta aumento expressivo na velocidade dos ventos. As rajadas podem deslocar dunas para áreas urbanizadas da orla, trazendo riscos para moradores, trabalhadores do comércio e turistas. O alerta, válido até 23h59 de domingo, inclui Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba.

Foto: Divulgação/ Defesa Civil do PiauíChuva intensa alaga ruas e deixa bairros ilhados em Parnaíba.

Já nas regiões Norte, Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste, permanece o aviso de baixa umidade relativa do ar. Os índices devem variar entre 20% e 30% em municípios como Barras, Campo Maior, Oeiras, Paulistana, Pedro II, Picos, Piracuruca, Piripiri e Teresina.

Em situações de ar seco, o Inmet orienta reforçar a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol e reduzir atividades ao ar livre nos horários de maior calor.

No extremo sul do estado, o alerta é de chuvas intensas. As precipitações podem variar entre 20 e 30 mm por hora — chegando a até 50 mm no dia — acompanhadas de ventos de 40 a 60 km/h. Apesar disso, o risco de danos como quedas de galhos, alagamentos, descargas elétricas ou interrupção de energia é considerado baixo. Os municípios afetados incluem Bom Jesus, Corrente, Cristino Castro, Eliseu Martins, Gilbués, Manoel Emídio, São Raimundo Nonato e Uruçuí.

Recomendações do Inmet

  • Durante rajadas de vento, evitar buscar abrigo sob árvores e não estacionar veículos próximos a placas, outdoors ou estruturas altas.
  • Desligar aparelhos elétricos em períodos de instabilidade.
  • Em caso de emergência, entrar em contato com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Comente