Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Teresina registra aumento de 34% nos casos de Covid-19

Dado aponta crescimento, mas destaca que a elevação está associada à ampliação da testagem.


A segunda semana epidemiológica de 2024, que compreende os dias 7 a 13 de janeiro, apresentou um aumento significativo de 34% nos casos positivos de Covid-19 em Teresina, conforme dados divulgados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito, o aumento reflete não apenas a procura crescente por testagem, mas também a expansão da disponibilidade de testes para a população na rede de saúde municipal. Durante essa semana, foram realizados 1.122 testes de antígeno, registrando um aumento de 27%, e os testes RT-PCR também tiveram um aumento de 17%, com uma taxa de positividade de 33% nas amostras analisadas.

Foto: Reprodução/ Agência BrasilCovid-19.
Covid-19.

Walfrido Salmito esclarece que, diante desse cenário, há uma estabilidade da COVID-19 em Teresina, e o aumento na positividade é resultado do aumento dos testes realizados.

Dados da FMS indicam que, até o dia 15 de janeiro, 20 pacientes estavam internados na rede hospitalar de Teresina, representando uma redução de 39% em comparação com a semana epidemiológica anterior. Essa contagem inclui pacientes internados pela doença e aqueles com outras enfermidades que testaram positivo.

A Fundação Municipal de Saúde monitora diariamente diversos indicadores relacionados à Covid-19, incluindo casos suspeitos e confirmados, demanda por testes, internações, taxa de transmissão, ocorrência de óbitos e coberturas vacinais.

Atualmente, a vacina bivalente está disponível em todas as unidades básicas de saúde e no Teresina Shopping. 

Comente