Sesapi zera fila de espera para implante de marcapasso no Piauí
Iniciativa histórica beneficiou 200 pacientes e é resultado do Programa Saúde em Dia.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) anunciou uma conquista histórica no Piauí ao zerar a fila de espera para o implante de marcapasso. A ação foi realizada em parceria com o Hospital Universitário (HU) e a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), disponibilizando 200 aparelhos que foram implantados nos pacientes com o auxílio de uma equipe especializada.
OI Mutirão de Cirurgia de Marcapasso do Estado do Piauí foi iniciado em março deste ano, com as primeiras 13 cirurgias sendo realizadas na ocasião. "É um feito histórico zerar essa fila. Lá atrás alinhamos essa meta e agora conseguimos concretizá-la. Foram 200 pacientes que ganharam uma vida nova com estes marcapassos", afirma com orgulho o secretário de saúde, Antonio Luiz.
A Sesapi foi responsável por adquirir os equipamentos necessários para os procedimentos, enquanto o HU contribuiu com toda a logística e pessoal especializado para realizar as cirurgias. Essa parceria envolvendo três esferas da saúde - Sesapi, HU e FMS - resultou no Programa Saúde em Dia, que tem trazido excelentes resultados para a população do estado.
"O Programa Saúde em Dia vem dando excelentes resultados e agora conseguimos mais essa conquista, que é zerar a fila por um marcapasso, graças a essa parceria inédita envolvendo 3 esferas da saúde", declarou com satisfação o superintendente de média e alta complexidade, Dirceu Campêlo.
As cirurgias de implante de marcapasso foram realizadas por quatro equipes de cirurgiões cardíacos do HU. Além disso, o governador Rafael Fonteles inaugurou 20 novos leitos de terapia intensiva (UTI) no hospital, que também foram custeados pelo governo do Piauí.
Com o resultado do programa, o diretor do HU, Paulo Márcio, anunciou que os últimos dez pacientes internados em hospitais do estado serão transferidos para o HU até domingo para receber o implante do marcapasso, encerrando de vez a lista de espera.