Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

“Revoltados com a Prefeitura”; Médicos da rede municipal realizam paralisação

Com o ato, apenas os atendimentos de urgência e emergência deverão ser mantidos.


Os médicos da rede municipal de Teresina realizaram uma paralisação, na manhã desta segunda-feira (22). Os médicos foram unânimes no voto a favor da greve, que reivindica melhores condições de trabalho e descumprimento de promessas da gestão atual da Prefeitura.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI), Dra. Lúcia Santos, os médicos estão revoltados com promessas não cumpridas pela Prefeitura.“Os médicos estão revoltados com a Prefeitura de Teresina, porque até agora não foram cumpridas as promessas do prefeito Dr. Pessoa Leal acerca da nossa carreira médica, concurso público e melhorias nas condições de trabalho”, apontou.

Foto: AscomMédicos realizam paralisação e reivindicam melhores condições de trabalho.
Médicos realizam paralisação e reivindicam melhores condições de trabalho.

O tesoureiro do SIMEPI, Dr. Renato Leal, afirmou que as únicas mudanças percebidas foram “piora das condições de trabalhos para os médicos. Além da falta de reajuste salarial”.

Ao Correio Piauiense a Fundação Municipal de Saúde (FMS) emitiu uma nota em resposta às reivindicações dos médicos em Teresina. Após uma avaliação minuciosa das necessidades nas unidades de saúde, a reorganização do quadro de pessoal foi aprovada pela Lei nº 6.051/2023, com o lançamento do edital previsto para março de 2024.

Quanto à questão salarial, a FMS está em discussões com a Prefeitura de Teresina, visando a elaboração de um cronograma de implementação. Uma reunião com o Sindicato dos Médicos resultou em um acordo sobre o cronograma de execução do concurso, seguido pela discussão salarial.

Confira a nota completa: 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que, em relação às reivindicações da categoria médica, foi realizada a reorganização do quadro de pessoal após levantamento “in loco” em todas as unidades de saúde do município da real necessidade de pessoal da instituição, com a aprovação da Lei nº 6.051/2023. Assim, ficou estabelecido junto ao SIMEPI o cronograma de Lançamento de Edital para o mês de Março/2024.

Quanto à questão salarial, as tratativas estão em tramitação junto à Prefeitura de Teresina para avaliação técnica e possibilidade de elaboração de um cronograma de implementação. Destacamos ainda que foi realizada reunião no dia 12 de janeiro com o Sindicato dos Médicos onde ficou acordado um cronograma de execução do concurso em comum acordo com o sindicato, com um entendimento comum do cronograma de execução com pauta prioritária esse tema, seguido da questão salarial de acordo com a disponibilidade orçamentária. 

A FMS registra ainda que, segundo o site Glassdoor, a remuneração paga aos médicos do município de Teresina é a maior dentre todas as capitais do Nordeste. Por fim, no que se refere às condições de trabalho, a nova gestão da FMS está elaborando Plano de Ação de curto, médio e longo prazo para a solução das condições de trabalho dos profissionais e do atendimento à população.

Comente