Piauí tem maior queda nas mortes por infarto e AVC do país, diz Ministério da Saúde
O resultado está relacionada à implantação das Linhas de Cuidado para AVC e IAM no estado.
Entre 2022 e 2024, o Piauí foi o estado brasileiro com a maior redução nas mortes causadas por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC), segundo dados da Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (IVIS), do Ministério da Saúde. A queda foi de 27,59%.
De acordo com o Painel de Monitoramento da Mortalidade, em 2022 o estado registrou 2.769 óbitos por essas causas. Em 2024, o número caiu para 2.005. Apenas os casos de infarto apresentaram uma redução de 27,33%, passando de 1.866 para 1.356 mortes.

A queda está relacionada à implantação das Linhas de Cuidado para AVC e IAM no estado, estratégia adotada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em setembro de 2022. O modelo busca padronizar o atendimento e garantir agilidade nos casos mais graves.
Desde então, mais de mil trombólises foram realizadas — procedimento que reduz os riscos de sequelas e morte. As Linhas de Cuidado foram implementadas em hospitais estratégicos da capital e do interior, como os de Picos, Floriano, Parnaíba, Piripiri, Corrente, São Raimundo Nonato, entre outros.
A iniciativa tem como foco melhorar o tempo de resposta da rede pública e ampliar o acesso ao tratamento especializado, principalmente em regiões fora dos grandes centros.