Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Piauí registra menor tempo de espera por consulta no SUS, diz levantamento

Estado registra média de 10,8 dias, abaixo da média nacional de 57 dias.


O Piauí é o estado com o menor tempo de espera por uma consulta no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo levantamento do Jornal O Globo com dados do Ministério da Saúde. Em 2024, o tempo médio foi de 10,8 dias, o menor do país. No outro extremo, o Distrito Federal registrou a maior espera, com 150,3 dias. A média nacional ficou em 57 dias.

O secretário de Saúde do Piauí, Antonio Luiz, atribuiu o desempenho à implementação do programa Piauí Saúde Digital nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo ele, a digitalização dos serviços contribui para a redução do tempo de espera para consultas com especialistas e exames. “A população que depende do SUS pode ter seu diagnóstico agilizado, permitindo um tratamento mais rápido”, afirmou.

Foto: Reprodução/ InternetPiauí registrar menor tempo de espera pelo Sistema Único de Saúde.
Piauí registrar menor tempo de espera pelo Sistema Único de Saúde.

Na região Nordeste, os estados que mais se aproximaram do índice do Piauí foram Bahia (12,5 dias), Alagoas (13,2) e Maranhão (17,1). Em Pernambuco, o tempo médio chegou a 73,2 dias, o maior da região. O levantamento considerou 57 especialidades médicas oferecidas pelo SUS e foi realizado a partir dos dados do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), utilizado para administrar o acesso aos serviços de saúde.

Para o superintendente de média e alta complexidade da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), Dirceu Campelo, o resultado reflete a estratégia de descentralização dos serviços. “Esse avanço é fruto da união de esforços entre o governo estadual e os gestores municipais”, destacou.

Comente