Piauí recebe 21 novas ambulâncias para reforçar atendimento do SAMU
Veículos vão atender 20 municípios e ampliar a assistência de urgência.
O Ministério da Saúde entregará, na próxima quinta-feira (27), em Brasília, 156 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com 21 delas destinadas ao Piauí. A entrega visa renovar e ampliar a frota de veículos do SAMU no estado, beneficiando 20 municípios, entre eles Alto Longá, Baixa Grande do Ribeiro e São Miguel da Baixa Grande.
Os novos veículos serão fundamentais para o atendimento de urgências clínicas, emergências obstétricas, mal súbito, acidentes de trânsito e vítimas de lesões por armas. Essa é a terceira entrega de ambulâncias ao estado em 2025, com 67 novas unidades recebidas até o momento, reforçando o serviço de urgência no Piauí.

Desde 2018, não havia entregas de Unidades de Suporte Avançado no estado, o que torna a chegada das novas ambulâncias ainda mais significativa. A coordenadora do SAMU Estadual, Christianne Rocha, destacou que a renovação da frota representa um avanço importante para a assistência no interior do Piauí, abrangendo uma população de 20,4 milhões de pessoas no país.
O coordenador da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Telmo Mesquita, ressaltou que a ampliação da frota vai melhorar as condições de trabalho das equipes de emergência no Piauí, o que refletirá diretamente na qualidade do atendimento à população. Além disso, os gestores municipais já podem solicitar a renovação ou ampliação da frota do SAMU 192, com inscrições abertas até o dia 31 de março.