Pacientes com HIV de 15 a 45 anos serão vacinados contra HPV no Piauí
Nova medida beneficia 1.200 pessoas em tratamento no estado.
O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de pacientes em tratamento contra o HIV, entre 15 e 45 anos, na campanha de vacinação contra o HPV no Piauí. A medida visa prevenir infecções sexualmente transmissíveis e cânceres associados ao papilomavírus humano.
A decisão envolve cerca de 1.200 piauienses que utilizam a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV, cadastrados no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM). A vacina, disponível nos postos de saúde, será prescrita por profissionais de saúde aos pacientes elegíveis, que devem se dirigir às salas de vacinação para a imunização.
Karinna Amorim, coordenadora de ISTs da Secretaria de Estado da Saúde, destacou a facilidade de acesso à vacina. "O profissional de saúde que prescreve a PrEP, ao verificar que o paciente atende aos critérios, fará a prescrição da vacina. O paciente deve então procurar uma sala de vacina no seu município para se imunizar", explica.
O HPV, uma infecção sexualmente transmissível, está associado a diversas formas de câncer, incluindo os de colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe. A transmissão pode ocorrer por contato direto com a pele ou mucosa infectada.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina quadrivalente (HPV4), que protege contra as principais complicações do HPV. O público-alvo inclui crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, pessoas vivendo com HIV e Aids de 9 a 45 anos, pacientes oncológicos, transplantados, vítimas de violência sexual e pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR).