Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

OMS alerta para nova variante da varíola dos macacos; veja os cuidados

Nova mutação do vírus aumenta letalidade entre crianças pequenas e exige medidas preventivas.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para uma nova variante da mpox, doença conhecida como varíola dos macacos, na República Democrática do Congo. Desde 2022, o país enfrenta um surto da doença, com a transmissão intensa entre pessoas causando uma mutação do vírus até então desconhecida.

De acordo com a OMS, a nova variante, chamada de 1b, tem uma taxa de mortalidade superior a 10% entre crianças pequenas na África Central. Em comparação, a variante 2b, que causou uma epidemia global em 2022, teve uma taxa de mortalidade inferior a 1%. Até agora, mais de 95 mil casos da doença foram confirmados em 117 países, resultando em mais de 200 mortes.

Foto: Reprodução/ InternetVaríola dos macacos.
Varíola dos macacos.

O que é a doença?

A mpox é uma doença viral que pode ser transmitida pelo contato direto com animais infectados, pessoas infectadas ou materiais contaminados. Os sintomas incluem erupções na pele, linfonodos inchados, febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fraqueza. O período de incubação varia de três a 16 dias, podendo chegar a 21 dias. As erupções geralmente aparecem entre um a três dias após o início da febre e podem se espalhar pelo corpo todo.

Transmissão

A nova variante é causada por uma cepa do vírus com mutações novas, sugerindo que a transmissão acontece apenas entre pessoas. Segundo especialistas, há um risco claro de que a doença se espalhe ainda mais rápido.

Prevenção

A OMS recomenda medidas como maior vigilância, detecção precoce dos casos e aumento da capacidade de testes em laboratórios. A vacinação contra a nova variante também está sendo considerada.

Comente