Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Obesidade Infantil: O que pais precisam saber para proteger seus filhos

Dia de Conscientização destaca os cuidados essenciais para prevenir a obesidade em crianças.


Nesta terça-feira (3), é celebrado o Dia de Conscientização contra a Obesidade Infantil, uma data para alertar sobre os impactos dessa condição que afeta milhares de crianças e adolescentes no Brasil.

De acordo com dados de 2023 do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde, 14,2% das crianças com menos de cinco anos estão acima do peso ou são obesas, número quase três vezes superior à média global de 5,6%.

Foto: DivulgaçãoObesidade Infantil.
Obesidade Infantil.

Em entrevista ao Correio Piauiense, a nutricionista e gestora de unidade de alimentação e nutrição Thalyce Barbosa falou sobre os cuidados que os pais devem ter para evitar a obesidade infantil.

“Hoje, mais do que nunca, é essencial refletirmos sobre a saúde das nossas crianças. O Dia de Combate à Obesidade Infantil é uma oportunidade de conscientização e ação”, afirmou Thalyce.

Foto: Arquivo pessoalNutricionista Thalyce Barbosa.
Nutricionista Thalyce Barbosa.

Ainda de acordo com a especislista a obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo, podendo afetar o crescimento, a autoestima e a qualidade de vida das crianças. Além disso, pode causar doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, dislipidemia, e aumentar o risco de AVC e infarto.

Fatores de risco e como prevenir

O consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, doces e alimentos prontos, junto ao sedentarismo, são fatores que contribuem para o aumento da obesidade infantil. A nutricionista também destaca a importância do apoio dos pais nas refeições e do controle emocional, pois a ansiedade e a falta de uma alimentação estruturada também podem agravar o problema.

A importância do exemplo dos pais

Thalyce Barbosa ressalta que o exemplo dos pais é fundamental na prevenção da obesidade infantil:

“Estabelecer uma rotina alimentar, evitar usar alimentos como recompensa, comer em família, incentivar atividades físicas e dar o exemplo são atitudes essenciais. As crianças aprendem observando os hábitos dos pais”, concluiu a especialista.

Comente