Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Sancionada lei que determina a distribuição gratuita de medicamentos de Cannabis

A lei também incentiva a pesquisa e o desenvolvimento de mais medicamentos à base de Cannabis.


Na última quarta-feira (23), o governador Rafael Fonteles (PT) sancionou a Lei n.º 8.085, que determina a distribuição gratuita de medicamentos à base de Cannabis, com prescrição médica, nas unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), no Piauí. 

A Cannabis medicinal é a flor da planta Cannabis fêmea, que possui tetrahidrocanabinol (THC), canabidiol (CBD), entre outras substâncias, e é utilizada para fins terapêuticos, por meio de óleos, resinas, extratos e demais derivados.

Foto: Reprodução/ InternetOs medicamentos podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Os medicamentos podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Com a nova lei, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde (Sesapi), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Fundação de Amparo à Pesquisa no Piauí (Fapepi) e Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), devem incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de medicamentos à base de cannabis, de acordo com os padrões de qualidade e segurança sanitária.

Importância dos medicamentos 

Os medicamentos derivados da cannabis têm se mostrado uma opção promissora no tratamento de diversas condições de saúde. A importância desses medicamentos está relacionada aos benefícios terapêuticos que podem proporcionar a pacientes que sofrem com determinadas doenças ou sintomas.

Uma das substâncias mais estudadas e conhecidas da cannabis é o canabidiol (CBD). O CBD possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, neuroprotetoras e ansiolíticas, o que o torna útil no tratamento de diversas condições, como epilepsia refratária, doenças neurodegenerativas, dor crônica, transtornos de ansiedade, entre outros.

Comente