Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Lacen-PI registra aumento de 18% no número de exames em 2023

Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí evidencia crescimento significativo em suas atividades


O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen-PI), instituição de referência na área da saúde pública no Piauí, revelou um incremento expressivo em suas operações no último ano. Os dados divulgados apontam um aumento de 18% no volume total de exames realizados em comparação com o ano anterior, totalizando um acréscimo de 80 mil procedimentos.

De acordo com o relatório, destaque-se entre esses números o Teste do Pezinho, procedimento vital para o diagnóstico precoce de diversas patologias, que atingiu a marca de 262 mil exames liberados em 2023. Este aumento representou um crescimento notável de 75,7% em relação ao período anterior, demonstrando o comprometimento do Lacen-PI com a saúde da população.

Foto: Reprodução/ Agência BrasilCovid-19.
Aumento o némero de exames. 

Além disso, o Lacen desempenha o monitoramento epidemiológico, fornecendo dados para o controle de doenças no estado. Em janeiro de 2024, identificou-se a circulação da variante JN.1 do COVID-19, oferecendo informações valiosas para embasar medidas eficazes de combate à pandemia. Também tem sido fundamental no acompanhamento do aumento dos casos de dengue na região Sul do estado.

O diretor do Lacen-PI, Fabrício Amaral, enfatiza a importância contínua do laboratório: "O Lacen continua desempenhando um papel fundamental no monitoramento epidemiológico, detectando, como por exemplo, no mês de janeiro de 2024, a circulação da variante JN.1 de COVID-19, informação extremamente necessária para as tomadas de decisões no controle da doença em nosso Estado. Além disso, vem sendo decisivo no monitoramento dos recentes aumentos dos casos de dengue no Sul do estado", afirma o diretor.

Comente